segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cuidado com a vigorexia

Cuidado com a vigorexia
O transtorno causa insatisfação com o corpo, pode resultar na prática excessiva de atividades físicas e prejudicar severamente a saúde, principalmente dos homens


publicado em 04/09/2016 às 00:05.

Por Marcelo Rangel / Foto: Fotolia


 


É claro que você já ouviu falar na anorexia, a impressão de que o corpo está sempre mais gordo do que realmente é, o que causa subalimentação e pode até causar a morte. Acha que isso é problema só de mulher? Não. Pode acometer indivíduos de ambos os sexos, embora prevaleça mesmo nas mulheres. Mas há outro problema que também atinge homens e mulheres, mas que tem maior incidência entre o público masculino: a vigorexia, um transtorno de ansiedade que faz a pessoa enxergar seu corpo muito menor do que é de verdade.

O cara com vigorexia acha que nunca está musculoso o suficiente ao se olhar no espelho. Aí cai no exercício exagerado, no culto excessivo ao corpo e alguns chegam até mesmo a optar pelos esteroides anabolizantes – as “bombas”, intensamente prejudiciais à saúde – ou abusam de suplementos alimentares, que, usados de modo inadequado, fazem um mal danado. E não estamos falando aqui de doencinhas simples, mas de perdas de órgãos, males cardiovasculares, lesões no fígado, disfunção sexual (opa!), aumento do risco do câncer (inclusive o de próstata), etc.

Alguns vigoréxicos até têm consciência de que usam substâncias ilícitas e perigosas, mas isso não é suficiente para impedir seu impulso de perseguir uma “musculatura perfeita”. Outros recorrem até a cirurgias plásticas para que pareçam mais malhadões – é, sem suor e dedicação na academia, na “molezinha”. Fácil, não?
O nome científico da vigorexia é Transtorno Dismórfico Muscular (TDM), um senhor descontrole da percepção da autoimagem. Os especialistas apontam um problema social entre as causas: a competição nociva entre alguns caras para ver quem fica mais “marombado”. Essa disputa nada saudável, tampouco inteligente, gera ainda mais insatisfação com o próprio corpo. O que começou como simples vaidade pode acabar em transtornos mentais e sérios problemas físicos.

Não caia nessa! Praticar exercícios físicos é algo que deve contribuir para sua qualidade de vida e não ser motivo de doenças ou de morte por causa de... burrice. Ficou chocado com essa palavra? Paciência. Essa aqui é uma coluna escrita por homens para homens, não para garotinhos sensíveis demais. Sempre com educação e boas maneiras, mas sem frescura.

Voltando ao assunto, os exercícios devem ser feitos sob supervisão de um profissional de educação física e adequados ao seu tipo de corpo e às suas condições de saúde – é sempre bom passar no médico antes e perguntar – e não porque você fica se comparando a certos fulanos ou sicranos que você conhece ou a corpos que a mídia esfrega toda hora na sua cara, criando “padrões” irreais. Nessa de concorrência sem noção é que muitos forçam a barra e desrespeitam os limites do bom senso e do próprio organismo. Em coisa boa é que não vai dar.

Sim, amigo, a vigorexia é um senhor problema, uma doença mesmo. Por isso, é preciso que o homem reconheça que está doente e procure não só a orientação médica como também a proximidade com os entes queridos (muitíssimo importante) e o apoio espiritual – porque dentro de qualquer corpo, sarado ou não, há um espírito sem o qual ele não vale nada.

Futuro ex barbudo

Decidiu se livrar da barba grande, mas os pelos estão muito duros e difíceis de raspar? Aplique nela condicionador para cabelos, deixe agir por uns três minutos. O creme amolece os fios e facilita o barbear.

Do jeito certo

Se exercitar é importante, mas a atividade só vai trazer benefícios se for feita corretamente e com objetivos nobres: visando boa saúde, disposição física e longevidade. Veja as dicas para que ela seja saudável, e não uma fonte de problemas, no Desafio #11 do IntelliMen, clicando aqui.

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui

UNIVERSAL realiza um café especial para as famílias dos internos da Fundação CASA.






Nesta última manhã de sábado as famílias dos internos da Fundação Casa de Raposo Tavares tiveram uma surpresa, voluntários da UNIVERSAL, fizeram um café especial para todos.





na oportunidade esteve presente o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização, nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração para cada família. para que Deus desse forças, para lidar com a situação que cada um está vivendo no momento, falou da importância de cuidar dos filhos, pois senão cuidarmos o mundo cuida, e disse mais, para buscar em Deus auxilio pois só ele e capaz de dar a estrutura necessária para cuidar dos adolescentes,





Nesta manhã também, foi distribuido para todos cestas básica tivemos oportunidade de ver de perto a alegria estampada no rosto de cada familiar, no momento em que recebiam.







Que o Senhor Jesus abençoe a todos e principalmente os voluntários que fazem a Obra de Deus na Fundação Casa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário