terça-feira, 14 de julho de 2015

Vaticano investiga bispo brasileiro


Vaticano investiga bispo brasileiro

Suposto caso de denúncia contra bispo do interior de São Paulo levanta questionamento sobre a conduta de pessoas que ocupam papel representativo na sociedade




Recentemente, o Vaticano instaurou sindicância para apurar denúncias contra o bispo de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, dom Tomé Ferreira da Silva. A suspeita é de que ele teria supostamente sacado grande quantia de dinheiro da conta bancária da diocese e entregado a seu motorista, com quem manteria um relacionamento amoroso. O bispo também seria acusado de perseguir padres e de omissão em relação a denúncias feitas contra sacerdotes.
O caso foi revelado em junho pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. De acordo com a reportagem, a determinação para que dom Tomé fosse investigado teria partido diretamente do papa Francisco à Nunciatura Apostólica em Brasília. Esta, por sua vez, teria encarregado o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, de presidir as investigações. O jornal ainda cita um abaixo-assinado pedindo a saída de dom Tomé com 1,5 mil assinaturas. O documento teria sido feito em 2013 por um grupo de fiéis e enviado ao Vaticano.
Segundo o Diário, dom Odilo fez uma visita a Rio Preto em maio, ocasião em que teria conversado com dom Tomé, além de padres e do gerente do banco em que a diocese possui conta. Em entrevista por e-mail ao Diário, dom Tomé negou que mantinha um relacionamento íntimo com o motorista e relacionou as acusações a “boatos de origem anônima e sem as devidas provas”. Já a assessoria da Arquidiocese de São Paulo confirmou em nota ao jornal que dom Odilo fez uma visita “fraterna” a dom Tomé e que “também conversou com outras pessoas para verificar e averiguar o fundamento de notícias divulgadas a respeito da Diocese de São José do Rio Preto”.
Qual é o papel de um representante?
Até o fechamento desta edição, o caso do bispo de São José do Rio Preto ainda não havia sido concluído. Entretanto, a história levanta uma reflexão importante sobre a responsabilidade de um líder religioso. O que se espera de uma pessoa que ocupa uma posição de destaque dentro de uma instituição cuja função é propagar os ensinamentos de Deus? Um bispo – assim como um pastor, um padre ou um rabino – deveria ser um bom exemplo para a sua comunidade, não é mesmo? Afinal, é nesses representantes que muitas pessoas se espelham para superar obstáculos. E é a eles que muitos recorrem em busca de palavras de conforto. 
Um líder religioso deveria expressar sua fé por meio de palavras, atitudes e não apenas pelo cargo que ocupa. Não se trata aqui de dizer que padres e pastores não possuem defeitos, pelo contrário. Como todo ser humano, eles também têm dificuldades a serem superadas. Mas existe um limite entre ter defeitos e deixar que os defeitos superem as virtudes.





Famílias dos internos da Fundação CASA, recebem um litro de leite dos voluntários da UNIVERSAL.



Foi um sábado de manhã fria em que os voluntários da Universal que fazem a obra de Deus na Fundação Casa, tomaram uma decisão de levar leite para as famílias dos internos da Fundação Casa de São Paulo.







































Esteve presente o pastor Geraldo Vilhena (coordenador de evangelização em unidades da Fundação Casa de São Paulo) falou para as famílias que o maior problema das famílias e principalmente dos interno é espiritual e que a unica forma de resolver esta situação e usando a fé sobrenatural. Finalizando fez uma oração.

































Que o Senhor Jesus abençoe estas famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário